Capítulo de livro

O capítulo “A ocupação territorial paulista no século XIX: José Theodoro de Souza e a região de Presidente Prudente” foi feito em co-autoria com o Prof. Dr. Nilson Ghirardello em 2021.

Fruto do trabalho de pós-graduação, o texto se debruça sobre a ocupação das terras realizada pelo mineiro José Theodoro no extremo oeste paulista na segunda metade do século XIX.

O livro está disponível para download gratuito no link abaixo.

Mestrado acadêmico

O estudo “Martinópolis: o povoado como estratégia para o loteamento rural na Alta Sorocabana Paulista” foi realizado sob orientação do Prof. Dr. Nilson Ghirardello e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) entre os anos de 2019 e 2021.

O trabalho aborda a formação das cidades do extremo oeste paulista no recorte territorial da região administrativa de Presidente Prudente nos anos da Primeira República (1889-1930).

A dissertação está disponível para download gratuito no link abaixo.

Trabalho final de graduação

O trabalho “A Linha”, realizado entre 2016 e 2017 sob orientação do Prof. Dr. Hélio Hirao, estudou o trecho da Estrada de Ferro Sorocabana na cidade de Martinópolis/SP.

Após o estudo da história e características da área abordada, o trabalho apresentou uma proposta de parque linear, com ciclovia e locais para diferentes atividades voltadas à população.

Iniciação científica

A pesquisa “A Igreja Matriz de Martinópolis: Estudo sobre a arquitetura religiosa do interior paulista” ocorreu entre os anos de 2014 e 2016 e foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Sob orientação da Prof. Dra. Paula Ferreira Vermeersch, o estudo buscou realizar inventário da edificação, investigando as possíveis influências que sofreu em sua construção e sucessivas reformas ao longo dos anos.